"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. E, por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso"

terça-feira, 19 de maio de 2009

O IMBECIL COLETIVO I - Atualidades Inculturais brasileiras

Autor: Olavo de Carvalho
Editora: É REALIZAÇOES
Assunto: Ensaio
Edição: 1ª
Ano: 2006
Páginas: 632

Sinopse: 'O imbecil coletivo' encerra a trilogia iniciada com 'A nova era e a revolução cultural' (1994) e prosseguida com 'O jardim das aflições' (1995). Cada um dos três livros pode ser compreendido sem os outros dois. Mais difícil é, por um só deles, captar o fundo do pensamento que orienta a trilogia inteira. A função de 'O imbecil coletivo' na coleção é bastante explícita e foi declarada no prefácio - descrever, mediante exemplos, a extensão e a gravidade de um estado de coisas - atual e brasileiro - do qual a nova era dera o alarme e cuja precisa localização no conjunto da evolução das idéias no mundo fora diagnosticada em 'O jardim das aflições'.


Último jasmim despetalado do canteiro da inteligência no Brasil

Um sopro de vida intelectual em meio a enfisema pulmonar da inteligência no Brasil. Com uma ironia de Padre Vieira e uma linguagem muitíssimo bem trabalhada, que não torna nunca a sua ''inexaurível erudição'' maçante, o autor desfaz centenas de cacoetes imbecilizantes das pessoas que, a partir dos anos sessenta, tomaram a inteligência nacional de assalto e puseram-na a serviço de uma ideologia genocida, chamando-se a si mesmas de ''intelectuais''. O autor retoma a verve da crítica severa e corajosa, perigosamente extinta, de velhos mestres como Otto Maria Carpeaux, Nelson Rodrigues, e mesmo Silvio Romero e José Veríssimo, os fundadores da crítica nacional, acabando com décadas de afagos mútuos que não são mais que uma inibição a qualquer tentativa de pensamento e, no fim das contas, um burro protegendo a outro. As reações ao livro (incluídas todas nas suas edições posteriores), lançado em 96, rigorosamente provaram o seu conteúdo – ao ponto de, à força de incluí-las, o autor quase dobrar o tamanho do livro da primeira para quarta edição. Enfim, como à época de sua primeira edição disse Paulo Francis: ''Livro imperdível. Exijam dos livreiros.'' OBS .: ''O Ministério da Saúde adverte: 'O Imbecil Coletivo' faz mal aos imbecis individuais.''
Lendo essa obra, você entenderá porque a psicose socialista habita na mente dos brasileiros.

Nenhum comentário: