"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. E, por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso"

sábado, 1 de junho de 2013

FAHRENHEIT 451

Fahrenheit 451
Gênero: Ficção
Atores: Oskar Werner, Julie Christie, Cyril Cusack, Anton Diffring, Jeremy Spencer, Bee Duffell, Gillian Lewis, Caroline Hunt, Anna Palk, Roma Milne.
Direção: François Truffaut.
Ano de produção: 1966
País de produção: Inglaterra, França.
Duração: 111 min.

Sinopse: Num futuro próximo, em uma sociedade totalitária e opressiva, a missão dos bombeiros é queimar todo tipo de material impresso, que é considerado propagador da infelicidade. Montag (Oskar Werner), um bombeiro casado com a fútil Linda (Julie Christie), começa a questionar tal linha de raciocínio quando vê uma mulher, Clarisse (Julie Christie, em um duplo papel), preferir ser queimada com sua vasta biblioteca ao invés de permanecer viva. Montag se torna um leitor compulsivo e começa a questionar a linha de pensamento imposta pelo Estado, abandonando a sua forma antiga de ver a vida.

A idéia central do livro e do filme: a cultura como peça de resistência contra a barbárie.

Não foi por acaso que os marxistas da Escola de Frankfurt vaticinaram: "Nós vamos destruir o Ocidente destruindo a sua cultura".

Considerado um dos melhores filmes de ficção científica dos anos 60, é até hoje, cultuado por muitos admiradores no mundo inteiro. O filme é uma adaptação do livro homônimo do escritor norte- americano Ray Bradbury.
 
 
FILME: FAHRENHEIT 451 - completo
 
 

Nenhum comentário: