Editora: Vera Cruz
Edição: 3ª
Ano: 1963
O
comunismo e uma seita internacional, que segue a doutrina de Karl Marx, e
trabalha para destruir a sociedade humana baseada na lei de Deus e no Evangelho,
bem como para instaurar o reino de Satanás neste mundo, implantando um Estado
ímpio e revolucionário, e organizando a vida dos homens de sorte que se
esqueçam de Deus e da eternidade.
2. Qual é
a doutrina que a seita comunista ensina?
A seita
comunista ensina a doutrina do mais completo materialismo.
3. Que
ensina o materialismo comunista a respeito de Deus?
O
materialismo comunista ensina que Deus não existe, e que só existe a matéria.
4.
Contenta-se a seita comunista em ensinar que não há Deus e que só existe a
matéria?
A seita
comunista dá grande importância a um materialismo prático, em que o homem não
cogita se Deus existe ou não, mas procede, pensa e organiza sua vida sem se
incomodar com Deus nem se lembrar dEle. Assim, aos poucos chega também ao
materialismo teórico. O comunista verdadeiro é materialista teórico e prático,
para poder levar seus prosélitos ao caminho aludido.
5. Que
pensa a seita comunista a respeito da alma?
Para a
seita comunista o homem é só matéria, e a alma não existe.
6. Que
pensa a seita comunista a respeito da eternidade?
Para a
seita comunista o homem desaparece totalmente após a morte. Não há Céu nem
inferno, não há felicidade nem castigo depois desta vida.
7. Que
pensa a seita comunista a respeito da natureza humana?
Para a
seita comunista o homem é um simples animal; embora mais evoluído do que o boi
e o macaco, não passa de animal.
8. Qual e
a primeira conseqüência prática desta doutrina?
A
primeira conseqüência prática deste materialismo é que o homem deve procurar
sua felicidade somente nesta terra, e no gozo dos prazeres que a vida terrena
oferece.
9. O
homem, segundo o comunismo, depende de Deus e da sua lei?
Não. Uma
vez que só há matéria, o homem não depende de Deus, que não existe; ele é
supremo senhor de si mesmo.
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10. A
seita comunista dá importância à Religião?
Embora
negue a existência de Deus, e afirme que a Religião é coisa quimérica, o
comunismo dá grande importância ao fato de que existe a Religião no mundo,
porque vê nela o seu maior inimigo. Lenine a chama de “ópio do povo”.
11. Por
que a Religião é inimiga do comunismo?
A
verdadeira Religião, que é a Religião Católica, é inimiga mortal do comunismo,
porque ensina exatamente o contrário do que ele ensina, e inspira os fiéis a
preferirem a morte às doutrinas e ao regime comunista.
12. Que
faz o comunismo com a Religião?
Com a
Religião Católica a luta do comunismo é de morte: só poderia cessar se chegasse
a destruir em todo o mundo a Igreja verdadeira (o que é impossível). Quanto às
outras religiões, a seita usa de duas táticas: quando sente que uma delas é um
empecilho para a sua vitória, ataca-a; mas se vem a perceber que se pode servir
de alguma religião para se propagar, ou mesmo para matá-la, então a tolera e
até favorece na aparência, para a destruir mais radicalmente.
13. Para
conquistar o poder, que faz a seita comunista com referência à Igreja Católica?
Para
conquistar o poder, a seita comunista procede da seguinte maneira com relação à
Igreja Católica:
a)
Procura persuadir os católicos de que não há oposição entre os objetivos da
seita e a doutrina da Igreja. Procura até apresentar as idéias comunistas como
a realização da doutrina do Evangelho.
b)
Procura criar uma corrente intitulada de “católicos progressistas”, “católicos
socialistas” ou “católicos comunistas”, para desorientar e desunir os
católicos.
c)
Procura atirar as organizações católicas contra os outros adversários naturais
do comunismo, como os proprietários, os militares, as autoridades constituídas,
para dividir e destruir os que se opõem à conquista do poder pelo Partido
Comunista.
d)
Favorece as modas e costumes imorais para minar a família e portanto a
civilização cristã da qual a família é viga mestra.
e) Mantém
nas nações cristãs a sociedade em constante agitação, fomentando antagonismo
entre as classes, as regiões do mesmo país, etc.
14.
Depois de conquistado o poder, que faz a seita comunista com a Igreja Católica?
Sua
tática com a Igreja Católica, depois de conquistado o poder, varia de acordo
com as circunstâncias. Mas os passos da luta em geral são os seguintes:
a)
envolver os católicos nos movimentos promovidos pelo Partido Comunista;
b)
afastar os Bispos, Sacerdotes e Religiosos que resistem; se preciso, matá-los;
c)
liquidar os líderes católicos;
d)
separar a Igreja do país, da obediência ao Santo Padre.
15. Pode
um católico colaborar com os movimentos comunistas?
A coisa
que os comunistas mais desejam é que os católicos colaborem com eles. Quem
começar a colaborar, terminará comunista. “Colaborou? Morreu!”
16. Se o
comunismo ensinasse que Deus existe, e tolerasse a Religião, os católicos
poderiam ser comunistas?
No dia em
que o comunismo admitisse que Deus existe, e que ele é Senhor nosso, já não
seria propriamente comunismo.
17. Então
a divergência entre a seita comunista e o Catolicismo se verifica só no campo
religioso?
Não. Além
do campo religioso, há muitos outros campos em que as divergências entre a
seita comunista e o Catolicismo são irredutíveis.
18. Em
que outros pontos fundamentais existe esta divergência radical?
Esta
divergência existe em todos os pontos. Mas ela é mais fundamental em relação à
verdade e à moral, à família, à propriedade e à desigualdade social.
19. Que
ensina o comunismo a respeito da verdade?
Ensina a
Igreja que Deus criou o mundo e criou a alma humana, que é inteligente. A alma
conhece a verdade das coisas. Ela afirma que uma coisa é idêntica a si mesma,
dizendo o que é, é; o que não é, não é.
O
comunismo ensina que não há verdade. Uma coisa pode ser e não ser, ao mesmo
tempo. Uma coisa é ela e o contrário dela.
20. Então
o comunismo não admite a verdade?
Não. Para
o comunista não interessa que uma afirmação corresponda à realidade ou não.
Para ele, “verdade” é o que ajuda a fazer a Revolução. A mesma afirmação pode
ser hoje e amanhã, sucessivamente, “verdade” e “mentira”, de acordo com a
conveniência do Partido. Assim, houve tempo em que Stalin era um herói para a
seita comunista. Hoje é um bandido declarado. Não há verdade objetiva.
21. Que
outra grande divergência existe entre o comunismo e o Catolicismo?
O
Catolicismo ensina que Deus é absolutamente santo. E por isto, as ações humanas
que estão de acordo com Deus são boas; e as que vão contra a ordem que Ele
estabeleceu são más.
O comunismo,
que é materialista, ensina que não existe moral. Quando uma ação é útil ao
Partido, é boa; quando prejudica o Partido, é má.
22. Dê um
exemplo.
Para o
católico as boas relações dos filhos com os pais constituem um bem.
Para o
comunista, essas boas relações podem ser um bem, e podem ser um mal. Se os pais
se opõem à Revolução, o filho deve odiá-los, denunciá-los, e, se for preciso,
depor nos processos contra eles e até matá-los. Se os pais trabalham para a
Revolução, o filho deve mostrar-lhes amor e colaborar com eles.
23.
Poderia dar outro exemplo?
Outro
exemplo seria o seguinte. Se o Brasil entrar em guerra contra a Rússia, o
comunismo ensina que os brasileiros deverão trair sua Pátria, trabalhar para
que os nossos soldados sejam derrotados e o Brasil dominado pelos soviéticos.
Mas, se por desgraça o Brasil passar a aliado da Rússia, os brasileiros deverão
mudar de orientação e lutar pela vitória do Brasil.
Em
resumo: é bom o que ajuda a Revolução, é mau o que a combate ou prejudica.
24. O
comunismo ensina a respeitar as famílias?
Como o
homem é um animal, a família vale tanto como um casal de bichos. Por isto o
comunismo ensina a dissolver as famílias, a violentar as mulheres dos povos que
não são comunistas, e a respeitar as “famílias” dos que o são.
25. Que
aconteceria às nossas famílias católicas se o comunismo dominasse o Brasil?
Os pais
que resistissem à profanação do seu lar poderiam ser mortos; as filhas e
esposas ficariam expostas à violação; as famílias perderiam suas propriedades e
seriam arruinadas e destruídas.
26. O
comunismo acha que o Direito é sagrado?
Como não
admite a existência de Deus nem da alma, o comunismo não reconhece a dignidade
do homem e nega que o Direito exista. Somente reconhece a força.
27. Pode
dar um exemplo?
Se eu der
um osso a um cão, este não adquire um direito ao osso. Posso lhe tirar o osso
sem ferir nenhum direito. A razão é a seguinte: não tendo alma, o cão não é uma
pessoa. Não sendo pessoa, não tem direito. Uma vez que para o comunismo o homem
não é pessoa, e sim animal, ele não tem direito. O Estado lhe dá o que quiser,
e quando quiser lhe tira. O homem é menos que um escravo; é uma rês.
28. Qual
é a definição do homem?
Para o
católico: o homem é um animal racional, dotado de personalidade e de direitos.
Para o
comunista: o homem é um animal trabalhador.
29. Qual
é o papel do trabalho na vida?
Para o
católico; o trabalho é meio de conseguir certos recursos que possibilitam ao
homem gozar dos bens que Deus criou para ele. O trabalho existe para o homem.
Segundo o
comunismo, o homem existe para o trabalho. O trabalho é o fim da vida.
30. Se o
homem é um animal trabalhador, deve ele trabalhar sempre?
Para a
seita comunista quem não trabalha não é homem. Quanto mais o homem trabalha,
mais homem é. Assim, ele pode mudar a sua própria natureza, vivendo somente
para o trabalho.
31. Então
o homem não tem uma natureza estável, que Deus lhe deu?
Segundo a
doutrina católica, tem. Deus constituiu a natureza humana imutável.
Para o
comunista, uma lei universal levou a matéria até a forma humana. Esta forma
está em evolução. É o homem que dá a si mesmo a sua natureza, mediante o
trabalho. O homem é o criador de si próprio.
32. Quem
deve, então, ser adorado?
Para o
católico, Deus deve ser adorado, porque é o Criador do céu e da terra.
O
comunista recusa adoração a Deus. Em vez de adorar ao Criador, ele adora o
Estado comunista e totalitário.
33. Qual
é para o comunismo o critério supremo da verdade, da moral e do direito?
O
critério supremo da verdade, da moral e do direito é para o comunismo a ação
revolucionária. Assim como para o católico o fim supremo é a vida eterna, para
o comunista o fim supremo da vida é a Revolução.
34. Que é
a Revolução?
Revolução,
com maiúscula, é a rejeição de Deus, de Cristo, da Igreja, e de tudo o que
deles provém; é a organização da vida humana somente segundo a razão humana e
as paixões humanas. Seu ideal é a Cidade do homem sem Deus, oposta à
Cristandade e à ordem natural, que é a Cidade de Deus.
35. Que é
a Cristandade?
Cristandade
é a sociedade temporal organizada segundo Deus, isto é, de acordo com o direito
natural e a palavra de Deus, revelada por Jesus Cristo, transmitida,
interpretada e aplicada à vida pela Igreja Católica.
36. Quais
são os fundamentos da Cristandade?
Os
fundamentos da Cristandade são dois: o direito natural e a Revelação, trazida
por Jesus Cristo e transmitida pela Igreja Católica.
37. Sobre
que virtudes se baseia a Cristandade?
A
Cristandade se baseia principalmente sobre as seguintes virtudes: a fé, a
castidade e a humildade.
38. Que
paixões desordenadas são a mola da Revolução?
O
orgulho, que rejeita a fé; a sensualidade que rejeita a castidade; a soberba,
que rejeita a humildade, são as molas principais da Revolução.
39. Quais
são as conseqüências destas paixões?
Do
orgulho, que rejeita a fé, nasce a negação da vida eterna como fim da
existência terrena, bem como a negação de Deus, e de Cristo como Senhor do
homem.
Da
sensualidade, que rejeita a castidade, nasce o desejo de gozar esta vida de
todas as formas, e em conseqüência ela conduz ao desprezo e a dissolução da
família.
E da
soberba, que rejeita a humildade, nasce a revolta contra a autoridade divina e
humana, e contra todas as limitações que o homem pode sofrer. De modo especial
ela conduz ao igualitarismo, isto é, ao ideal comunista de uma sociedade sem
classes.
40. Que
se entende aí por classe social?
Classe
social é um conjunto de pessoas — e suas respectivas famílias — cujas funções
na sociedade são diversas, porém iguais em dignidade. Exemplo: advogados,
médicos, engenheiros, fazendeiros, oficiais das Forças Armadas, apesar da
diversidade de suas funções, constituem com suas famílias uma mesma classe
social.
Todas as
classes sociais são dignas, mas não iguais em dignidade. Por exemplo: o
trabalho manual é digno e foi até exercido pelo Verbo Encarnado; todavia, a
dignidade do trabalho intelectual é intrinsecamente maior: o espírito é mais do
que a matéria.
41. A que
título a família faz parte da classe social?
De acordo
com a lei natural e a doutrina da Igreja, a família participa de algum modo,
não só do patrimônio, como da dignidade, honra e consideração de seu chefe, com
o qual forma um só todo e a cuja classe social pertence. Sendo inerente à
família a transmissão aos filhos, não só do patrimônio dos pais, como também,
de certo modo, da honra e consideração que se prende ao nome paterno, a
presença da família na classe social dá a esta um certo caráter de continuidade
hereditária.
42. Então
uma pessoa não pode passar para uma classe a que não pertence a sua família?
Pode. Não
se deve confundir classe social com casta. No regime pagão das castas existe
entre estas uma barreira intransponível. Cada pessoa pertence necessariamente,
por toda a vida, à casta em que nasceu. Isto, quaisquer que sejam suas ações,
boas ou más. Na civilização cristã, não há castas impermeáveis, mas classes
sociais permeáveis. Ou seja, a pessoa pertence à classe em que nasceu, mas pode
elevar-se a outra se tiver um mérito saliente. Bem como pode decair, em razão
de seu mau procedimento. Assim, o princípio da hereditariedade se harmoniza com
o postulado da justiça.
O
comunismo, ao invés, quer uma sociedade sem classes, em que todos sejam iguais,
no que contraria o princípio natural da hereditariedade e as exigências da
justiça.
43. Se
não há Direito, como pode, segundo os comunistas, existir a sociedade?
A
sociedade, segundo os comunistas, existirá sem Direito: existirá pela força.
44. Em
mãos de quem ficará a força na sociedade?
Aqueles
que representam o homem mais perfeito hão de ter em suas mãos a força na
sociedade.
45. Quem
representa o homem mais perfeito, de acordo com o comunismo?
Segundo o
comunismo, os proletários não tem nenhuma raiz que os prenda ao passado ou à
sociedade presente, e portanto são os homens mais livres de limitações; são
eles que, unidos, constituem a maior força revolucionária. Para a seita
comunista o proletário é, pois, o homem mais perfeito. De fato, em sua
mentalidade não existem os “entraves” e as “degenerescências” que ligam as
outras classes à ordem social vigente. Por isso mesmo, a seita o considera como
o instrumento ideal da Revolução.
46. Que
devem fazer os proletários, de acordo com o comunismo?
De acordo
com o comunismo, os proletários devem mover guerra às outras classes, e
implantar a ditadura do proletariado, que pela violência extermine a Igreja, o
Clero, os nobres, os ricos, os proprietários, os que se realçam pela
inteligência, todos os homens independentes, e assim destrua tudo o que se opõe
à Revolução.
47. Como
se chama esta oposição entre os proletários e os demais cidadãos?
Esta
oposição se chama luta de classes.
48. Esta
luta durará muito?
Para os
comunistas, esta luta não terminará senão quando no mundo inteiro só houver a
classe dos proletários, isto é, dos trabalhadores que não têm nada de próprio.
49. O
indivíduo, no regime comunista, não pode possuir nada?
No regime
comunista o indivíduo não é dono de nada. Tudo é do Estado.
50. O
comunismo não admite por vezes o direito de propriedade?
Quando
está no poder, o comunismo às vezes concede o uso de algum imóvel a um ou outro
trabalhador. Mas não reconhece o direito de propriedade, pois pode tomar tudo a
todos, quando quiser. O homem, no regime comunista, não tem sequer direito ao
fruto do seu trabalho.
51. No regime
comunista ninguém é, então, dono de nada?
No regime
comunista ninguém é dono de nada: nem do dinheiro, nem da fábrica, nem do
campo, nem da casa, nem da profissão, nem de si mesmo. Tudo é do Estado, tudo
depende do Estado.
52. Então
o regime comunista é de escravidão?
O regime
comunista estabelece a mais completa escravidão, pois não reconhece ao homem
nenhum direito.
53. O
comunismo respeita a vida humana?
Não. Uma
vez que o homem não passa de animal, o comunismo trata a vida humana como nós
tratamos a dos bois. Se fôr preciso, mata-se. Assim, para dominar a Rússia foi
preciso assassinar cerca de 20 milhões de russos, ou fuzilando-os, ou
deixando-os morrer de fome. Nos campos de concentração da União Soviética, ao
tempo de Stalin, calcula-se que havia 16 milhões de homens e mulheres de todas
as categorias, padres, intelectuais, operários, que trabalhavam como escravos e
acabaram morrendo de miséria. Para conquistar o poder, os comunistas chineses
assassinaram vários milhões de pessoas. Para dominar os católicos da Espanha,
as milícias bolchevistas mataram onze Bispos e 16.852 Sacerdotes e Religiosos,
bem como muitos milhares de pais de família.
54. No
regime comunista, o operário pode se queixar, fazer greve, trocar de serviço?
Não. O
Partido marca onde o operário deve trabalhar. Neste trabalho ele deve produzir
o máximo. Não pode reclamar, e nem é bom pensar em greve, porque quem pensar
vai para o degredo na Sibéria, para um campo de concentração ou para a forca.
No regime comunista o operário não tem direito algum.
55. Os
comunistas mantêm sempre os operários na miséria?
Até hoje
a situação material dos operários em todos os países comunistas é em geral
miserável. Todavia, a Rússia promete que no ano 2000 os trabalhadores russos
terão a mesma situação que têm atualmente os seus colegas ocidentais. O
comunismo não se interessa pelo bem-estar dos operários senão enquanto ele é
útil para a Revolução, por isso, se os operários, obtido o bem-estar, começam a
desobedecer, volta de novo a miséria. O comunismo trata os trabalhadores como
reses, ou como escravos. O senhor de escravos dava-lhes comida porque lhe
interessava que eles fossem fortes e sadios, para poderem trabalhar. Mas, se em
dado momento parecer necessário às autoridades comunistas reduzir gravemente o
padrão de vida da classe trabalhadora, em favor do desenvolvimento das
industrias do Estado ou do seu poderio militar, fá-lo-ão sem hesitação, pois
para elas o operário é escravo e o escravo não tem direito.
56. Nos
países não comunistas, o comunismo quer melhorar a situação dos operários?
Não. Nos
países não comunistas o comunismo quer que os operários fiquem tão miseráveis,
que cheguem ao desespero, e assim provoquem greves e desordens, as quais os
comunistas aproveitarão para derrubar o governo legítimo e implantar a sua
ditadura.
57. Nos
países dominados pelos comunistas não há diferenças de riqueza e de classe
social?
O
comunismo promete abolir as diferenças de riqueza e de classe. Mas isto é
contra a natureza humana. Destruindo a moral e o direito, o comunismo favorece
um grupo de dirigentes e de membros do Partido, que dispõem de grandes riquezas
e vivem com fartura e luxo em casas suntuosas, enquanto o operário em geral
passa privações, e obrigado a trabalhar onde o Partido manda, tem para morar somente
um quarto, onde se amontoam os pais, os filhos e todos os membros da família,
sem cozinha, nem banheiro próprios. A diferença entre os que mandam e os outros
é muito maior que entre os capitalistas e os operários.
58. Quem
inventou este regime?
Quem
inventou este regime foi Satanás, que sabe que o melhor meio de levar os homens
à perdição eterna é fazê-los rebelarem-se contra a ordem constituída por Deus.
59. Como
que Satanás consegue adeptos para este regime?
Prometendo
aos homens o paraíso na terra se eles renunciarem a Deus e ao Céu, Satanás
consegue enganá-los como o fez a nossos primeiros pais, e o resultado é o
inferno na terra e na eternidade.
60. Como
se implanta o regime comunista?
O regime comunista
é implantado, em geral, pela violência. Os comunistas procuram chegar ao poder
de qualquer modo: por eleições, por pressão de tropas estrangeiras, por golpes
armados. Uma vez no poder, destroem toda oposição, e implantam a ditadura, em
nome do proletariado.
61. Então
são os operários que passam a mandar?
Não. Os
operários não mandam. Eles passam à situação de escravos, trabalham onde o
governo os manda trabalhar, não podem se afastar dali; recebem o salário que o
governo quer e, se reclamam, podem até ser fuzilados.
62. O
comunismo admite direito à greve?
Nos
países que quer dominar, o comunismo exige que a lei estabeleça o direito de
greve; e organiza paredes para desmantelar a economia nacional. Mas, uma vez
dominado o país, não tolera a greve em nenhuma hipótese, e sujeita o operário à
mais tirânica escravidão.
63. É
somente pela violência que o comunismo é implantado?
Em geral
o comunismo é implantado pela violência; mas ele é preparado por muitas
atitudes dos cristãos.
64. Que
atitudes dos cristãos preparam a vitória do comunismo?
Como o
comunismo nasce do materialismo, da sensualidade e do orgulho, o materialismo
prático dos cristãos que vivem como se não houvesse a eternidade cria o caldo
de cultura em que o bacilo comunista prolifera.
65. Dê
alguns exemplos destes materialistas práticos.
Posso dar
os seguintes exemplos: quem só se preocupa com ganhar dinheiro; quem procura
gozar dos prazeres da vida, embora lícitos, sem se interessar pela prática da
oração e da penitência; quem se entrega ao jogo; quem freqüenta lugares
suspeitos; quem se veste com sensualidade, sem modéstia; quem dança as danças
modernas; quem lê revistas obscenas ou sensuais; os freqüentadores do cinema e
da televisão imorais; quem se desinteressa pela graça santificante, pecando
como se não houvesse pecado.
66. Que
tem feito a Igreja pelos pobres e operários?
A Igreja,
ao longo da Historia, aboliu a escravatura, defendeu os fracos e pobres,
ensinou os ricos e poderosos a amparar os humildes, difundiu a justiça e a
caridade. Organizou os trabalhadores em grandes sociedades chamadas
corporações, que cuidavam de sua formação técnica, de sua prosperidade
material, do bem espiritual deles e de sua família, lhes davam assistência na
doença e cuidavam dos seus filhos em caso de morte. Estas associações sofreram
um golpe de morte com a Revolução Francesa, mas duraram em muitos países até as
agitações do ano de 1848; na Alemanha elas ainda existem.
67.
Depois de 1848 a Igreja não fez mais nada pelos operários?
O
individualismo introduzido pela Revolução Francesa destruiu as corporações
católicas e deixou os operários entregues à própria sorte. Então a Igreja
empreendeu um grande trabalho em favor deles, simultaneamente em três pontos.
68. Qual
foi a primeira frente que a Igreja atacou?
A Igreja
Católica procurou, de início, principalmente minorar a miséria das pessoas.
Para este fim multiplicou as Santas Casas, os orfanatos, asilos para velhos, Oratórios
festivos, creches, e obras de assistência social. Assim é que, para dar um
exemplo, no Estado de São Paulo, atualmente, de cada cem instituições de
caridade ou de assistência, oitenta são mantidas pela Igreja Católica. Os
comunistas não mantêm nenhuma. As vinte restantes pertencem a outras igrejas,
às organizações leigas e ao Poder público. Nos outros Estados do Brasil, a
proporção de obras mantidas pela Igreja é ainda maior. E note-se que as
instituições de caridade e assistência mantidas e dirigidas pela Igreja
funcionam admiravelmente. Basta ver um hospital dirigido por Religiosas.
69. Qual
foi a segunda frente que a Igreja atacou?
Enquanto
fundava e organizava instituições de caridade e de assistência, a Igreja lutava
para corrigir os defeitos da sociedade que geravam tanta miséria. Desde o Papa
Pio IX, e principalmente no pontificado de Leão XIII, Ela insistiu com os
ricos, os patrões, o Estado e os trabalhadores para que se lembrassem da ordem
social que Deus quer e Jesus Cristo fundou, e se aplicassem a melhorar as
condições de vida do operário. Os Papas ensinaram que o trabalho não é
mercadoria, e que o homem que trabalha tem direito a um salário nas seguintes
condições: a) que lhe permita viver com dignidade; b) que dê para criar e
educar os filhos; c) que possibilite ao trabalhador diligente e econômico
formar um pecúlio que melhore a sua situação e lhe garanta o futuro.
70. Os
ensinamentos dos Papas tiveram resultado?
Os
ensinamentos dos Papas já modificaram completamente, em muitos países, a
mentalidade dos patrões e dos operários, e melhoraram felizmente as condições
destes últimos. Mas a Igreja continua a insistir, e o atual Pontífice, Sua
Santidade o Papa João XXIII, publicou há pouco a Encíclica “Mater et Magistra”,
em que ensina mais uma vez como os patrões devem tratar os trabalhadores, para
que haja justiça, caridade e paz.
71. Qual
foi a terceira frente em que a Igreja empreendeu o grande trabalho em favor dos
operários?
A Igreja,
enquanto atendia as misérias mais gritantes e imediatas, e ensinava aos patrões
e operários como deviam ser as suas relações de acordo com a justiça e a
caridade, promovia a organização destes e daqueles em associações, que se
chamam corporações, círculos operários, etc. Estas organizações formam nos
vários países grandes confederações, como na França a Confederação dos
Trabalhadores Cristãos, na Itália a Associação Católica dos Trabalhadores
Italianos, no Brasil a Confederação dos Círculos Operários etc.
72. Em
que mais os Papas insistiram?
Os Papas
insistiram em que os operários se unam, para juntos defenderem os seus
direitos, respeitando, porém, os direitos dos patrões. Os Papas aconselham a
estes que, na medida do possível, melhorem o salário e as condições dos
trabalhadores, dando-lhes mais do que o estritamente justo.
73. Quais
os Papas que mais se salientaram , na ação em favor dos direitos do operário, e
da justiça e harmonia entre as classes sociais?
Todos os
Papas se têm desvelado pela melhora da dura situação que começou para os
operários com a Revolução Francesa. De um modo especial devem-se mencionar os
seguintes Pontífices: Leão XIII, autor da Encíclica “Rerum Novarum”; Pio XI,
autor da Encíclica “Quadragesimo Anno”; João XXIII, autor da Encíclica “Mater
et Magistra”.
74. Que
Papas se salientaram na luta contra o comunismo?
Todos os
Papas, de Pio IX a João XXIII, tem condenado o comunismo. A Encíclica “Divini
Redemptoris” de Pio XI trata especialmente do assunto, com grande, clareza e
vigor. Durante o pontificado de Pio XII, a Suprema Sagrada Congregação do Santo
Ofício fulminou com a pena de excomunhão quem pertence ao Partido Comunista ou
colabora com ele.
75. Quais
as conseqüências práticas desta excomunhão?
Os
membros do Partido Comunista e os que com ele colaboram não podem receber os
Sacramentos nem ser padrinhos de batismo, confirmação e casamento, ficam
privados de enterro religioso e sepultura eclesiástica, e não se pode celebrar
em público missa em sufrágio de suas almas.
76. Os
comunistas têm direito de divulgar suas doutrinas, de viva voz, ou pela
imprensa, rádio e outros meios de propaganda?
Não.
Segundo a doutrina católica o erro não tem direito de ser difundido. Cumpre ao
Poder Público proibir-lhe a propaganda.
77.
Haverá outro meio de preparar os homens para o comunismo?
Outro
meio de preparar os homens para o comunismo é o socialismo.
78. Que
vem a ser o socialismo?
O
socialismo é o sistema que professa que todos os meios de produção, de
transporte, o ensino, a assistência, toda a propriedade, devem pertencer ao
Estado.
79. Para
o socialismo, qual é o papel do indíviduo?
Para o
socialismo o individuo é meio e não fim da sociedade. Por isto o Estado deve se
ocupar de tudo, e cuidar do indivíduo em todos os setores, deixando a este
somente aquilo que o Estado mesmo não pode fazer.
80. Neste
caso, o socialismo é o mesmo que o comunismo?
Não. O
fim de um e outro é o mesmo o estabelecimento de uma sociedade sem classes, a
abolição da propriedade privada e da iniciativa privada, e a entrega ao Estado
de todos os meios de produção. A diferença está em que o socialismo procura
alcançar estes objetivos com meios brandos, usando da propaganda doutrinária e
das eleições, enquanto que o comunismo prefere recorrer à violência. Os meios
são diferentes, mas o fim é o mesmo. O socialismo é como uma rampa pela qual o
mundo desliza suavemente da ordem natural e divina para o comunismo.
81. Há
formas moderadas de socialismo?
Há formas
moderadas de socialismo. Tais formas existem sempre que se exagera, em medida
maior ou menor, a ação do Estado, em detrimento da iniciativa individual ou da
propriedade privada.
82. Pode
o católico ser socialista?
O
católico não pode ser socialista, porque o socialismo contradiz a doutrina da
Igreja, que estabelece o seguinte princípio: o Estado existe para realizar as
tarefas de bem comum de que nem os indivíduos, nem as famílias, nem as
sociedades intermediárias são capazes por si mesmos. Este princípio defendido
pela Santa Igreja, e de modo especial pelo Santo Padre João XXIII na Encíclica
“Mater et Magistra”, chama-se o “princípio da subsidiariedade”.
83. Que
dizem os Papas sobre o socialismo moderado?
Os Papas
dizem que, consistindo o socialismo, ainda que moderado, no exagero da ação
estatal, é sempre condenado, porque incompatível com a justiça e a ordem natural
estabelecida por Deus. Por isto disse Pio XI que o socialismo — mesmo quando
moderado — “não pode conciliar-se com a doutrina católica” (Encíclica
“Quadragesimo Anno”).
84. Que
dizer então do chamado “socialismo cristão” ou “católico”?
O chamado
“socialismo cristão” ou “socialismo católico” é uma aberração tão grande como
se alguém falasse de um protestantismo católico ou de um círculo quadrado.
85. Qual
a técnica que o comunismo usa para conquistar as elites?
A técnica
usada pelo comunismo para conquistar as elites consiste em promover o convívio
e a colaboração delas com núcleos da seita. Os comunistas aos poucos as vão
levando a pensar à maneira materialista. Levam-nas primeiro a agir como
materialistas, para terminarem pensando como materialistas.
Os
comunistas usam também um processo de mudança da maneira de pensar, em geral
sem discutir, que denominam de “lavagem cerebral”.
86. Que
meios usa o comunismo para conquistar as massas?
Os
grandes meios utilizados pelos comunistas para conquistar as massas são a
revolta e as promessas. Pela revolta, o comunismo açula a classe operária
contra os ricos. Pelas promessas desperta nos corações a inveja e a cobiça.
Para conquistar as inteligências do povo usa da propaganda, menos para
convencer do que para saturar os cérebros com as idéias que convêm ao Partido,
e tirar as que lhe são contrárias. Ao Partido não interessa se a propaganda diz
verdades ou mentiras: o que interessa é martelar até que a idéia pegue.
87. Quais
são os pontos mais visados pela seita comunista em sua campanha para dominar um
país?
Os pontos
mais visados pela campanha comunista no primeiro período, que é o da destruição
da sociedade católica, são os seguintes: direito de propriedade, forças
armadas, pátria, família, e sobretudo a Religião. Para quebrar todas as
resistências, procura-se encher o povo de ódio contra tudo isto.
88. Que
reformas o comunismo apregoa, para dominar um país?
Para
dominar um país o comunismo apregoa a necessidade de várias reformas. A
primeira é a reforma agrária, depois vem a reforma urbana, a comercial e a
industrial, todas elas de caráter mais ou menos acentuadamente expropriatório e
socialista.
89. Em
que consiste a reforma agrária que os comunistas querem?
Os
comunistas, tomando por pretexto a situação não raras vezes lamentável do
trabalhador rural, e a conveniência de favorecer-lhe o acesso à condição de
proprietário, promovem o confisco das propriedades rurais grandes e médias.
Desde que haja só propriedades pequenas, caem todas sob o controle absoluto do
Estado.
90. De
que maneira uma tal reforma agrária prepara a Revolução desejada pelo
comunismo?
De tal
reforma agrária o comunismo tira diversas vantagens:
a) ela
destrói as elites rurais, coluna indispensável da ordem social;
b) cria
uma grande desordem no campo, com lutas, violências, homicídios;
c) daí
nasce uma grande penúria e grande fome no campo e na cidade;
d) assim
se enfraquece a nação e se leva o povo ao desespero. Com isto as resistências
anticomunistas ficam prejudicadas, e o Partido pode dar o golpe da Revolução.
91. A
Igreja concorda com uma reforma agrária que viole o direito de propriedade?
A Igreja
condena toda reforma agrária que não respeite como sagrado o direito da
propriedade, seja do grande fazendeiro, como do pequeno sitiante. Em ambos os
casos este direito é sagrado.
92. Que
reforma agrária a Igreja abençoa?
A Igreja
abençoa uma reforma agrária que atenda aos seguintes pontos fundamentais:
a) respeito
pela legítima propriedade, qualquer que seja o seu tamanho;
b)
fornecimento por parte do Estado, de assistência técnica, social e financeira
ao lavrador;
c)
colonização da imensa reserva de terras inaproveitadas da União, Estados e
Municípios;
d) concessão
de crédito aos grandes proprietários que queiram dividir e colonizar suas
terras;
e)
concessão de crédito a juros baixos e prazo longo, para os agricultores que
queiram adquirir terras, montar suas fazendas ou sítios;
f)
assistência religiosa e educacional aos homens do campo;
g)
facilitar a formação de cooperativas agrícolas, livres, de iniciativa
particular;
h)
facilitar o armazenamento e transporte dos produtos da agricultura.
93. A
Igreja proíbe a expropriação de uma gleba para fins sociais?
A Igreja
admite a expropriação de uma gleba para fins sociais, mas com grandes cautelas:
a) é
preciso que se trate de alcançar um bem comum proporcionadamente grande, ou de
afastar um mal proporcionadamente grande;
b) é
preciso que não haja outra solução que não seja dispor da gleba;
c) é
necessário que se tenha antes tentado, sem êxito, a aquisição amigável do
imóvel;
d) é
necessário que o dono receba, no ato da desapropriação, e em dinheiro, o preço
justo, correspondente ao valor real e atual do imóvel, seja esse valor grande
ou pequeno.
94. Há
casos especiais de desapropriação?
Sim. Por
exemplo, se a finalidade da obra a ser executada em determinada gleba o exigir,
o Estado poderá desapropriar, além desta, as glebas vizinhas, a fim de que a
obra aproveite ao maior número de pessoas.
95. Qual
o ideal remoto da sociedade comunista?
A
sociedade comunista ideal, diz a seita, será, depois dos horrores da ditadura
do proletariado, uma sociedade sem classes nem proprietários, onde todos serão
iguais, todos trabalharão, cada qual segundo as suas forças, e cada um receberá
da sociedade tudo o de que precisar. Será este o paraíso na terra.
96. Este
ideal corresponde à vontade de Deus?
Este
ideal é oposto à vontade e aos planos de Deus em pontos essenciais:
a) Deus
não quer que este mundo seja um paraíso, e sim um lugar em que ao lado de puras
alegrias nós encontremos grandes sofrimentos, e assim, carregando a nossa cruz,
nos santifiquemos. Nosso paraíso nos espera na outra vida.
b) Deus
quer que cada indivíduo procure o seu bem-estar por seu esforço pessoal,
amparado pelo Estado, mas não substituído por ele.
c) Deus
quer que entre os homens haja desigualdades, as famílias formem classes
distintas, umas mais altas que as outras, sem hostilidade recíproca, com
caridade, e sem exagerada diferença: não deve haver alguns miseráveis, e outros
excessivamente ricos.
97. Deus
quer então que haja pobres e ricos, nobres e plebeus?
Está de
acordo com os planos de Deus que existam pobres e ricos, gente humilde e gente
importante, mas baseada toda esta hierarquia na justiça e na caridade.
98. Qual
a última causa da desigualdade entre os homens?
A última
causa da desigualdade entre os homens é a sua liberdade. Dada a natural
desigualdade de talentos e virtudes entre os homens, estes só podem ser
mantidos num mesmo nível econômico mediante uma ditadura de ferro, que suprima
toda liberdade e toda iniciativa.
99. Como
se chama a tendência que leva o homem a odiar as diferenças sociais, a querer
uma sociedade sem classes?
A
tendência que leva a querer que todos sejam iguais e a odiar as diferenças de
classe chama-se: igualitarismo.
100.
Quais são os vícios que alimentam o igualitarismo?
Os vícios
que alimentam o igualitarismo são:
a) a
inveja, que não tolera que o próximo seja melhor, ou mais sábio, ou mais rico;
b) o
orgulho, que não tolera ninguém acima de nós;
c) a
soberba, que não se conforma com os planos de Deus.
101. Que
manda a justiça social?
A justiça
social manda que o Estado providencie que cada família possa conseguir por seu
trabalho o necessário para seu sustento, educação de seus filhos e formação de
uma reserva para o futuro, de modo que haja o menor número possível de
miseráveis, e os ricos não sejam demasiadamente ricos. Assim a sociedade será
como uma pirâmide: com pessoas que vivem só de seu trabalho, pequenos
proprietários, pessoas remediadas, ricos, e alguns muito ricos.
102. A
justiça social manda que todos sejam iguais em fortuna e posição social?
Não. Que
todos os indivíduos e famílias fossem iguais seria uma injustiça social, porque
importaria na destruição da liberdade, da iniciativa privada e do direito dos
filhos a herdar dos pais.
A boa
sociedade católica e humana é desigual, hierarquizada.
_________
Fonte: D.
Geraldo de Proença Sigaud, S.V.D., Arcebispo de Diamantina, Catecismo
Anticomunista, 3ª. Ed. Editora Vera Cruz. São Paulo, 1963.
Um comentário:
Ótima postagem!
Coloquei um link em meu blog.
Abraços,
Ale.
http://ordem-natural.blogspot.com
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